Promoção , Preservação e Valorização da Cultura & Negócios da Guiné-Bissau

Nô Balur SARL – 1.ª plataforma digital da Guiné-Bissau a promover todos os setores. Somos uma empresa de marketing , entretenimento e ecoturismo com vertente social “AMI I GUINÉ-BISSAU”

( Eu Sou a Guiné-Bissau)

DENÚNCIA: ARTISTA PLÁSTICO ISMAEL DJATA DENÚNCIA PLÁGIO E DEIXA AVISO A TODOS OS PINTORES GUINEENSES

Na semana passada o artista plástico, escritor e ilustrador Ismael Djata denunciou que as suas obras têm vindo a ser copiadas por pintores da Guiné-Bissau.

Indignado com a situação, Ismael deixou um aviso a todos que têm usado a sua arte de forma inapropriada.

No referido vídeo Ismael explica que não é a primeira vez que isso acontece, no passado já tinha acontecido e após alertar várias vezes, estava disposto a prestar queixa e abrir um processo porém, outras pessoas envolveram-se no caso pedindo que não avançasse com o mesmo.

Ainda é muito comum acontecer casos de plágio na Guiné-Bissau por a lei não proteger de forma rigorosa a propriedade intelectual e direitos de autor dos artistas nas suas várias vertentes.

Ismael Djata afirma que as suas obras estão protegidas a nível nacional e internacionalmente e por este mesmo motivo não irá tolerar que casos de plágio voltem a acontecer.

O plágio é o ato de assinar, apresentar e publicar uma obra intelectual de natureza literária, científica ou artística (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, entre outras), em partes ou na íntegra, cuja autoria pertença a outra pessoa, sem que haja a permissão do autor, no caso de obras com direito reservado, ou reconhecimento da fonte, no caso de obras públicas. Portanto, comete plágio quem se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria.

Fonte: Ismael Djata

Escrito por: Equipa Nobalur

Deixe um comentário