Trata-se de Benazira Djoco – Filha da Guiné-Bissau, empresária , empreendedora e atualmente a voz dos imigrantes no governo do Presidente Lula, representou a Rainha Nziga no desfile de carnaval da escola de samba Dragões Carnaval.
“Um desfile memorável, surreal, maravilhoso e de arrepiar.
Parabéns escola de gente feliz, obrigada pela confiança.
Ser escolhida para ser o destaque e representar o meu continente africano especial a Rainha Njinga a Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba. (Quanta responsabilidade hein), como filha da Guiné-Bissau que sou honrei e entreguei o resultado (…) Obrigada por tudo comunidade & família! Aqui é Dragões da Real! Carnaval 2024 SP.
Obs: TV Globo o meu nome é Benazira Djoco.”
Frisou Benazira.
Mwene Nzinga Mbandi ou Ana de Sousa foi a rainha reinante (angola) do Reino do Dongo entre 1624 e 1626 e fundadora/ rainha do Reino da Matamba, reconhecida por Portugal como Ana I e reinando de 1631 até sua morte em 1663. Nzinga Mbandi foi uma importante estrategista militar e política durante a presença portuguesa nas regiões correspondentes à atual Angola. Travou grandes batalhas e tratados de aliança e paz com os portugueses, na qual envolvia a vassalagem dos reinos nativos africanos e escravidão dos mesmos para a Europa e o Brasil.
Fonte: TV Globo
Escrito por: Equipa Nobalur

