O Ministro do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática, Sr. Eng. Viriato Luís Soares Cassamá, participou na sessão de abertura da 14a Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migradoras da Fauna Selvagem- CMS, sob tema “A natureza não conhece fronteiras”, que decorreu de 11 a 17 de Fevereiro de 2024, em Samarkand, Uzbequistão.

Sua Excelência Ministro do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática partilhou os esforços levados a cabo pelo país para a conservação de espécies migradoras através de medidas afirmativas e efetivas, como a protecção de mais de 26% do território nacional em áreas protegidas que albergam ecossistema e habitats importantes para varias espécies migradoras, tanto terrestres, marinhas e costeiras e o reforço da investigação científica e parcerias globais.
Sua excelência o Ministro enfatizou igualmente que o país destaca-se no cenário internacional como um bastião essencial para a conservação de especies migradoras ameaçadas: as tartarugas marinhas, as aves migradoras e o elefante africano das florestas.

Segundo o Ministro, o que a Guiné-Bissau almeja e recomenda para a COP 14, é uma parceria construída e fortalecida na base da solidariedade, confiança e reconhecimento das potencialidades de cada uma das Partes
Estamos cientes das nossas fragilidades, mas estamos igualmente cientes das nossa potencialidades e da importância da Guiné-Bissau para a manutenção de populações de espécies mundialmente ameaçadas de extinção.
Fonte: IBAP

