Promoção , Preservação e Valorização da Cultura & Negócios da Guiné-Bissau

Nô Balur SARL – 1.ª plataforma digital da Guiné-Bissau a promover todos os setores. Somos uma empresa de marketing , entretenimento e ecoturismo com vertente social “AMI I GUINÉ-BISSAU”

( Eu Sou a Guiné-Bissau)

, ,

KARYNA GOMES E SIDNEY CERQUEIRA JUNTOS NO AMOR E NO NEGÓCIO REALIZAM A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL EM CABO VERDE

Cabo Verde foi um ponto de partida para a exposição itinerante “100 X Viva Cabral”, de seguida será em França, Luxemburgo, Holanda, Portugal e terminará em Bissau.

Segundo o artista plástico Sidney Cerqueira a exposição em Lisboa e Bissau está por confirmar e a ideia é terminar em Bissau no mês de Setembro.

Cartaz oficial da exposição “100X Viva Cabral”

Conforme avança, o projeto surgiu através de uma conversa com o português Pedro Amaral, e outros organizadores.

“O projeto conta com a participação de cinco artistas de Portugal, Cabo Verde e Guiné Bissau ( Sidney, Karyna, Irley, Kevin e Cipriano) que juntos criamos 100 obras, exatamente um número símbolo para comemorar os 100 anos de Cabral.” Afiançou.

Questionado de como é trabalhar com a esposa o artista respondeu:

” É muito interessante, muito bom, muito divertido, com algumas brigas no meio mas, faz parte, mas é ótimo, está a ser fantástico ela é cantora agora trouxe-lhe aqui para o meu campo, está a correr bem.”

Ao que toca aos planos e expetativas Sidney disse que vai deixar nas mãos de Deus.

Por seu turno a cantora Karyna Gomes afirmou que desde criança gostava de desenhar na escola, desenhava para os colegas que não eram bons na área e não tiravam boas notas.

Ao casar com o marido Sidney Cerqueira percebeu que ele é um génio e sentiu-se intimidada.

Karyna focou-se na área de jornalismo e música, passado 13 anos de casados o artista desafiou-lhe a entrar no mundo das artes plásticas confirmando que sempre teve a vocação para arte.

Para o casal a arte juntou-os e têm um atelier onde fazem juntos os trabalhos do projeto “SK Fine Art”.

“É uma maneira de integrar e inspirar os nossos filhos em casa, é uma missão de influenciar outros casais, inspirar jovens a contruir família visto que estamos numa era em que tem muita inversão de valores, princípios de família estão a desaparecer, e nós graças a Deus conseguimos manter a nossa família de pé, e inspirar nova geração.”

“ No fundo somos companheiros de vida então já que estamos juntos é para estarmos juntos na arte também” sublinhou.

Karyna Gomes confessa que têm recebido muitos feedbacks sobretudo de jovens.

“Expomos os nossos trabalhos mas não é preciso expormos a nossa vida pessoal pelo menos ver que é um casal, uma família que anda junto”. Finalizou.

Cerqueira por sua vez afirma que atualmente se depara com casais que casam em dois ou três anos já se separam, porque não têm o sentimento de luta.

“Casamento é luta, é trabalho você tem que regá-lo, as pessoas não têm paciência para isso, hoje é tudo rápido … dedicação, amor, amizade, construção então é isso que estamos a tentar passar para mostrar que de facto é possível.”

A jornalista e cantora disse que já pintou algumas telas antes de casar com o artista plástico, tem alguns quadros na casa dos pais na Guine Bissau.

A exposição decorreu durante 5 dias e esteve patente na galeria do artista cabo-verdiano Tutu Sousa.

Por: Helena Ramos

Deixe um comentário