CARLOS LOPES NOMEADO PARA ECONOMISTA FINANCEIRO AFRICANO DO ANO

O Economista e Sociólogo guineense, Carlos Lopes, está na lista dos candidatos ao Prémio The Economist of the Year, distinção realizada anualmente pelos meios financeiros africanos.

O jornal organiza anualmente os “Financial Afrik Awards”, uma conferência económica e financeira internacional sobre o desenvolvimento africano.

O Prémio Economista do Ano irá premiar a melhor obra literária ao serviço do desenvolvimento de África nos últimos 12 meses. “L'Afrique c'est l'avenir du monde” (Seuil), é a mais recente obra de Carlos Lopes escolhida para o prémio, em que o autor enumera 8 desafios: Reformar o sistema político; Respeitando a diversidade; Compreender o contexto das políticas públicas; Transformando através da industrialização; Aumento da produtividade agrícola; Revisão do contrato social; Adaptando-se às mudanças climáticas e atuando nas relações com a China.

Biografia

Carlos Lopes é economista e sociólogo bissau-guineense, doutorado em História pela Universidade de Paris e especialista em desenvolvimento e planeamento estratégico. Trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU) em 1988 como economista. Lopes é autor de vários livros.

De 2012 a 2016, foi secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA – Comissão Económica das Nações Unidas para África). Atualmente, ele atua como consultor político do secretário-geral da ONU. Com sede em Dakar, a Financial Afrik tem escritórios editoriais em Douala e Lomé. Repórteres e correspondentes estão baseados em Abidjan, Kigali, Libreville, Casablanca e Túnis.

Em abril de 2021, o jornal foi premiado pelos BRVM Awards como o melhor jornal de mídia financeira africano.

Escrito por: Equipa Nobalur 


Share this post


Leave a comment