Assim como a Fênix , uma ave mitológica que representa os ciclos da vida, o recomeço e a esperança num futuro melhor o estilista Andersson Rodriguez retorna ao mundo da moda com a sua mais recente coleção.
Em conversa com o estilista, ele explicou o motivo de ter se inspirado na ave mitológica para a atribuição do nome da sua nova coleção.
“Decidi dar nome FENIX a essa coleção devido a tudo que passei no ano passado (2022) muitos altos e baixos, simbolizando a vida e seus ciclos, a esperança, o fato de que é preciso dar a volta por cima nas situações adversas.”
Apesar de todas as dificuldades Andersson Gomes Rodrigues conseguiu mais uma vez usar a sua criatividade a seu favor apresentando uma coleção completamente criada, desenhada, costurada e pintada por ele mesmo.
Cada detalhe e cada peça tem o seu significado deste modo aliando a dinâmica à versatilidade fazem de “Fênix” uma linda coleção.
Biografia:
Andersson Gomes Rodrigues nascido no dia 04 de Janeiro de 1994 em Bissau (Guiné Bissau), passou toda a sua infância na capital.
Terminou o ensino médio no liceu politecnico SOS e concluiu o curso médio de Administração e gestão de Empresas em Bissau após os estudos em 2012 foi para Senegal Dakar.
Atualmente Andersson é criador da marca (A/R)Anderson Rodriguez lançada em 2017 no centro cultural brasileiro da Guiné-Bissau.
Realizou o seu primeiro desfile no dia 25 de novembro do mesmo ano no antigo Hotel Azalai em Bissau.
Grandes estrelas nacionais e internacionais já representaram a sua marca cem desfiles e programas televisivos.
Andersson Gomes Rodriguez já participou em diversos desfiles de moda, começando por ter-se apresentado no primeiro desfile de moda da AEGBS no Senegal a convite a comissão organizadora.
De regresso a Bissau, participou na primeira Ediçao da "Bissau fashion weekend" que realizada no dia 28 de janeiro de 2018 no antigo ledger plaza na capital onde apresentou a sua segunda coleção intitulada "Nô Balur" uma coleção feita com tecidos tradicionais da Guiné-Bissau designado por "pano de penti".
No mesmo ano em novembro realizou o seu segundo desfile intitulado “WAKANDA” no hotel Ceiba bissau, que contou com a presença de mais de 250 pessoas, assim considerando um desfile marcante na sua carreira.
Em 2019 ganhei a categoria de Melhor estilista masculino na Gala Best Guine-Bissau Award.
Após sentir-se limitado e devido as dificuldades que eu enfrentei no seu país de origem, o estilista decide emigrar para Portugal, lisboa com o objectivo de recomeçar uma nova vida e expandir o seu conhecimentos no sector da moda.
Em 2020 mudou-se para Londres seguindo assim os mesmos objectivos.
Em novembro do mesmo ano lançou a sua terceira coleção “Nampili” composta por tecidos africanos e ocidentais .
Em julho de 2021 participou no evento AFRICAN FESTIVAL DIASPORA em Milton Keynes.
Em agosto de 2021 participei no renomado evento LONDON FASHION WEEK um evento.
A 3 de abril de 2022 Andersson organizou o seu primeiro desfile internacional em londres demoninado VERSÁTIL, uma coleção de verão cheia de cores e conforto.
Em junho de 2022 foi convidado pela segunda vez consecutiva a participar num dos eventos mais importantes de Londres, London Fashion Week 22, onde apresentou a sua coleção chamada ROYALTY.
Uma coleção que inspirada nos Reis e Rainhas Africanas, com o intuído de mostrar que os negros não são descendentes de escravos, como muitas das vezes é narrado.
Escrito por: Equipa Nobalur