O Ministério da Saúde da Guiné-Bissau arrancou hoje com uma campanha de vacinação contra a poliomielite, que pretende vacinar até sábado 340.381 crianças até aos 5 anos em todo o país, depois de terem sido detetados quatro casos.
“Deixo aqui um vibrante apelo à população para uma conduta de adesão à campanha nacional de vacinação. Apelo a todos as mães para vacinarem as suas crianças”, disse o vice-primeiro-ministro guineense, Soares Sambu, no lançamento da campanha.
A campanha de vacinação contra a poliomielite prevê igualmente a suplementação em vitamina A e a desparasitação com Mebendazol, para fazer face aos casos de sarampo, que tem assolado muitas regiões do país.
“A pandemia de covid-19 piorou a fragilidade do sistema nacional de saúde, em todas as suas vertentes, e, por conseguinte, o sistema nacional de vigilância e de vacinação não escaparam à regra”, afirmou o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Bissau, Jean Marie Kipela.
Segundo o representante da OMS, as atividades de vacinação e as de vigilância não têm sido implementadas com regularidade também devido à prolongada greve no setor da saúde.
A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Etona Ekole, salientou que para a campanha a agência da ONU ajudou o país na aquisição de 907.500 doses de vacina, assim como a assegurar a cadeia de frio através da aquisição de cinco frigoríficos para fazer face às carências existentes nas regiões.
Para a operacionalização da campanha foram criadas 677 equipas de vacinação, num total de 3.385 pessoas, que vão realizar a vacinação porta a porta nas comunidades, tabancas (aldeias) e bairros.
O lançamento da campanha ocorre quando a OMS celebra a Semana Africana de Vacinação, que pretende mostrar a importância das vacinas para salvar vidas.
Fonte: Lusa